Sunday, May 30, 2010

Contagem Regressiva!!

Time flies. O tempo vôa.

Esses dias todos eu fiquei por aí, "escondida", vocês já imaginam porque. Corre corre dos preparativos próprios de deixar o país após 10 longos anos, que, aliás, passaram voando.

Além disso... fiquei muito sick. Aqui tem uma palavra em inglês que é mais ou menos equivalente à saudade, dizemos homesick. Geralmente se tem isso após sair de um lugar que se considera seu lar. No meu caso, eu fiquei home-sick mesmo. Ou seja, fiquei doente em casa. Como assim? Pois é, fiquei bem doente esses dias já em antecipação à minha saída daqui. Quer dizer que de agora em adiante não poderei ficar mais homesick ou home and sick. ;-)

Mas essas são águas passadas, assim como tudo o que já vivi aqui. Agora só miro o futuro, o futuro de volta no meu país lindo e maravilhoso. Minha cidade amada. Com todos seus problemas (trânsito, segurança e poluição) e oportunidades... eu volto com os braços abertos, assim como o Cristo Redentor, mas com perspectivas humanas. Afinal, sou apenas uma mortal que ainda tem muito por aprender e muito chão pela frente.

Meu pai sempre dizia "Caminhante não há caminho, se faz caminho ao andar". Pura verdade. Vou deixando todo o caminho percorrido, para criar outro ainda desconhecido, por vir. Para alguns esse caminho é completamente absurdo. Afinal, para quê deixar esse país "desenvolvido" como dizem, para ir à um que é ainda bem menos avançado? Como explicar? Posso falar e falar e falar mas só aqueles que moram (ou já moraram) fora do país, em qualquer país, conseguem compreender. E mesmo assim, nem todos entendem. Como explicar experiências pessoais à outras pessoas? Impossível.

Aqui no MTA (Metropolitan Transportation Authority), que é a empresa que se encarrega do transporte de Nova York, eles sempre dizem - principalmente se você anda de metrô: "Sometimes you have to move backward, to move forward" em uma frase que se refere à necessidade de retroceder, para avançar. Dizem isso porque às vezes o metrô passa (pula) uma estação e depois volta já que fazem construções (eternas manuntenções, na verdade) nas vias para melhorar o sistema.



É assim que eu vou descrever meu move daqui pra frente. Se alguém perguntar, mas por que voltar para o Brasil? Oh NY is so chique, sooo nice. Well, às vezes você tem que retroceder, para avançar. O que é uma grande verdade na vida. Nunca sabemos o que a vida nos trás, às vezes as maiores bençãos se transformam em tormentos, e as maiores 'maldições' se transformam em bençãos. Eu acredito no bem, na vida, no otimismo brasileiro. E por isso que conto tudo como uma grande benção. Sei que nem sempre tudo na vida é linear, e se alguém ainda tem dúvida...

O Caminho se faz ao andar, minha gente!! Aqui, no Brasil ou na China. Nós somos os capitães de nosso destino, com ou sem boa economia. Com ou sem bom tempo. Basta acreditar. Não adianta pensar aqui é melhor, ou alí é pior. Existe tua vontade, e tua vontade somente em mudar o que precisa ser mudado, e aceitar o que ainda não pode ser mudado.

E enquanto isso... começa a contagem regressiva. Hoje tem uma festinha entre amigos para dizer "goodbye" e espero poder postar, mas talvez o próximo post será feito lá no Brasil. :)

Até logo mais!!