Wednesday, June 16, 2010

Lua-de-mel no Brasil

Sim, nada mudou ainda. Desde que cheguei aqui, há quase 2 semanas, ainda continuo em estado de choque... no bom sentido, é claro. Vivo em uma constante fase de lua-de-mel. Até quando irá durar... não sei, nem quero saber. Estou curtindo e se Deus quiser não irá passar tão rápido.

Por que, vocês se perguntam? Por que depois de tantos anos fora do país amado, em supostamente um país desenvolvido, eu iria sentir falta de um país, afinal de contas, tupiniquim? Oras, motivos não faltam... americano que o diga. Ficam encantados com o país. Já dei muita aula de português para americano enquanto morava em Nova York, e sempre, sempre, era a mesma história... eram pessoas que gostavam de viajar, geralmente curtiam a América Latina e um dia por curiosidade ou destino acabaram vindo pra cá. E, é claro, se apaixonam e daí vivem voltando... são vítimas fatais do Brasil e sofrem pra sempre daquela doença chamada saudade. :)

Sinceramente, até hoje não vi alguém não vir aqui e não se apaixonar. Até os argentinos, acho eu, que se encantam. Como não gostar? Tenho vontade de arrancar os cabelos da cabeça quando ouço brasileiro dizer que morar fora é melhor. É mesmo? Em sua grande maioria essas pessoas nunca foram nem para o Uruguai, nem a Argentina ou muito menos o Chile que estão aqui do lado. Ou se foram, vão só de férias. Não sabem o que estar fora do país por 1 ano ou mais. Não sabem o que estão perdendo aqui, acredito eu.

E o que é isso? Sim, o que é isso de tão maravilhoso que os americanos e provavelmente muitos outros estrangeiros adoram e os brazucas perdidos pelo mundo afora sonham todos os dias em ter? Não vamos dizer que é só porque o Brasil está "indo bem" agora econômicamente que todos querem estar aqui. Porque, cá entre nós, o dinheiro aqui não rende nada, principalmente se você for qualquer artigo importado. Na verdade, nem pensar em gastar dinheiro com isso aqui. Não. Não é isso, mas claro que contrubui o clima de otimismo com o país.

Então o que é? Será a comida maravilhosa, frutas frescas, variedade de salgados, doces, pratos e bebidas em geral. Será o cafezinho ou o futebol? Será a criatividade do nosso povo, seu bom humor e famoso "jeitinho" de levar e curtir a vida? Será o clima ou simplesmente as espetaculares praias e belezas naturais? Será nossa música ou ginga? Ou simplesmente o calor humano? Será tudo isso ou será que não é nada disso? Será que é simplesmente um sentimento inexplicável que se apodera da gente?

Não sei. Só sei que o Brasil sigue sendo o mesmo... apesar das mudanças, pro bem ou pro mal que ocorreram nos últimos 10 anos. E que esse Brasil de verde e amarelo, de sons e cores e muito carnaval é o meu país e o país de todos aqueles que por este país se apaixonam. Gringos ou não.

Como disse no Twitter, meu nível de estresse nos EUA era de mais de 100% e aqui até agora de 0,00001% Logo, não tenho motivos para reclamar. No entanto, sei que a "lua-de-mel" um dia acaba e as questões de sempre logo serão motivo para um post nem tão positivo. Mas por enquanto... fiquem com a voz da imortal Gal Costa "Lua de mel":

Lua-de-mel
Mamam mamãe
Eu tô em lua-de-mel
Eu tô morando
Num pedaço do céu

Friday, June 11, 2010

Clima de Copa

Olá, amigos!

Faz tempo que não escrevo nada por aqui. Da última vez estava ainda em terras estrangeiras. Agora, já no Brasil, e em plena época de Copa, volto a escrever. Tema é que não falta. A adaptação, as pequenas e grandes alegrias, os acontecimentos dos últimos dias, a saída dos EUA, etc.

No entanto, vou falar do clima da Copa pois resume bem tudo isso que estou vivendo. Aqui no Brasil já sabem como é... lojas, ruas e até lugares comerciais são enfeitados com bandeirinhas brasileiras, tudo é verde e amarelo. Vendem-se camisetas e outros artigos para festejar já em antecedência daquele famoso "É Gooooool do Brasil il-il-il !!!" do Galvão Bueno.

Sem contar as promoções e os comerciais (geralmente que tem a ver com cerveja e a Argentina - rsrs) as notícias que bombardeiam a TV com história de outros mundias e a famosa Globo cobrindo a Copa com a Fátima Bernardes.



Mas tirando tudo isso, o clima da Copa é uma época onde o Brasil para e até as empresas fecham (funcionários saem mais cedo) para poder torcer pelo país amado. A paixão pelo país e pelo futebol é evidente. A alegria e vida do brasileiro fica evidente. Assim me sinto em relação ao Brasil desde que cheguei aqui. Tudo é alegria, tudo é celebração. Estou em clima de festa. Um verdadeiro estado de "lua-de-mel" com meu país que sinceramente espero que não passe nunca.

Minha prima me perguntou se tinha o Kit da Copa e, claro, nem me lembrava disso. Ela prometeu me conseguir um e pensei puxa que maravilha, até Kit pra Copa aqui tem. E quando penso que nos EUA, em Nova York, nem assistir direito o jogo a gente assistia... a gente tinha que adivinhar quando alguém fazia um gol na ESPN ou aturar o narrador argentino falar mal do Brasil e seus jogadores no canal hispano em qualquer jogo que a gente jogasse. Agradeço a Deus, uma e outra vez de ter deixado aquele país, que me deu muitas coisas boas ... mas que naquele âmbito é morto.

Se não acreditam, leiam aqui o depoimento de uma amiga brasileira que mora por lá.

Viva a vida. Viva a Copa. Viva o Brasil!!!