Friday, February 18, 2011

Decisões e "oportunidades".

Não sei se alguém lê/lia o meu blog regularmente, então não sei se fui a única a sentir falta dele. Nesse tempo que estive sem escrever, pensei seriamente até em deixar o blog de vez. No fim, decidi por voltar. Não por causa dos meus leitores, pois afinal são quase inexistentes, mas pela necessidade de escrever. Quem sabe um dia, quando o blog for mais interessante (e tenha mais seguidores), posso enfim dizer que escrevo pela audiência. Por enquanto, me importa somente escrever e colocar meus pensamentos "no papel".

Escrevo porque tenho que tomar grandes decisões nos próximos dias, nas próximas duas ou três semanas. Também tenho "oportunidades" para resolver. [Decidi que problemas são na verdade grandes oportunidades, então de agora em adiante assim irei chamar esses tremendos obstáculos - verdadeiras pedras no meu sapato - que teimam em aparecer na minha vida.]

Pensei muito na minha vida nos últimos dias. Pude fazê-lo porque finalmente tive tempo, por íncrivel que pareça. Desde que voltei do Chile, das minhas supostas "férias" - quando também tive que trabalhar - corri contra o tempo para cumprir todas minhas responsabilidades. Consegui. Mas depois disso, e sem trabalho, tive que mergulhar na minha busca por um emprego digno neste país, nesta cidade que, assim como Nova York, não perdoa iniciantes - uma verdadeira "Selva de Pedra".

O resultado desta busca intensa por trabalho tem sido positivo apesar de ainda estar bem longe do ideal: uma entrevista que resultou em um trabalho temporário (no qual estou agora empregada) e, logo, em duas entrevistas mais (após finalizar testes de seleção), uma em São José dos Campos e outra aqui em São Paulo, que ainda irei realizar. E, ontem, recebi uma terceira ligação de entrevista para um emprego na minha área. Porém, todos eles com salários muito menores do que gostaria, mas fazer o quê.. é um começo, pelo menos.

Então, pensei muito sobre a minha vida em todos os sentidos. Naturalmente sinto um certo temor de deixar o passado ou que ele me deixe. Mas é preciso. Não se pode olhar pra frente sem deixar o que passou. Agora, mais do que nunca, começo a vislumbrar um futuro melhor, dias melhores. Apesar de saber de que o caminho será muito mais árduo do que imaginava.

Acho que agora, finalmente, velhas feridas da minha vida nos EUA estão cicatrizando. A marca fica, claro. Mas por elas sou mais forte. Não sei se seria possível ser o que sou, sem elas. Mas sei também que mereço muita coisa boa, não só pelo esforço e dedicação mas porque simplesmente eu mereço assim como qualquer outra pessoa neste planeta, por mais ruim que seja, merece.

As decisões que preciso tomar, como sempre, afetam todos ao meu redor. Preciso decidir, por exemplo, qual emprego escolher, caso tenha opções. Preciso também reavaliar minhas metas e, principalmente, me armar de coragem para enfrentar os desafios de entrar em uma nova área, permanecer na mesma e ter que me especializar ou abrir meu próprio negócio.

Queria muito usar meu blog para comentar coisas do dia-a-dia da vida na cidade de São Paulo, mas infelizmente não será desta vez ainda. Por enquanto, preciso me dedicar completamente ao que estou fazendo, a única maneira de estar realmente preparada para as reais oportunidades. E elas virão. Tenho certeza que sim.

Como bem diz o ditado "depois da tempestade, sempre sai o sol".

Vos deixo com a música linda do Legião Urbana para inspirar "quando o sol bater... "