Thursday, April 8, 2010

Dreams..."Sonhos que você anseia com todo o coração"

Últimamente, tenho ouvindo canções no meu ITunes que há anos não ouço. Então, enquanto ouvia o album da Gloria Steffan, que aliás foi um "presente" de uma aluna de português, uma americana que estava se desfazendo de coisas antigas (risos) - confesso que não sou muito fã dessa cantora - estava terminando de completar uma prova para minha faculdade.

Justo no momento que tocava "Reach" escrevia um esboço sobre um projeto, que me daria pontos extras na prova. O meu projeto se trata de falar sobre a vida dos imigrantes na América, pessoas que assim como eu vieram atrás de um sonho...

Como a vida imigrante é um assunto complexo, decidi me concentrar no Dream Act, que é uma proposta de lei que legalizaria a situação de jovens ilegais aqui. É por isso que recentemente voltei à Washington, estive lá passeando em 2001, e daí a explicação da foto ao lado sobre a minha visita.

Letra da música Reach em inglês. Para uma versão (não muito boa, mas decente) em português clique aqui:

Reach
"Some dreams live on in time, forever
Those dreams, you want with all your heart
And I'll do whatever it takes
Follow through with the promise I made
Put it all on the line
What I hoped for at last would be mine

If I could reach, higher
Just for one moment touch the sky
From that one moment in my life
I'm gonna be stronger
Know that I've tried my very best
Put my spirit to the test
If I could reach

Some days are meant to be remembered
Those days we rise above the stars
So I'll go the distance this time
Seeing more the higher I climb
That the more I believe
All the more that this dream will be mine...




...If I could reach, higher
Just for one moment touch the sky
From that one moment in my life
I'm gonna be stronger
Know that I've tried my very best
I'd put my spirit to the test
If I could reach

If I could reach, higher
Just for one moment touch the sky
From that one moment in my life
I'm gonna be stronger
I'm gonna be so much stronger yes I am
I've tried my very best
I'd put my spirit to the test

If I could reach
If I could, If I could
If I could reach
Reach, I'd reach, I'd reach
I'd reach', I'd reach so much higher
Be stronger, higher, higher"

Sim, uma música e tanto. Fala sobre sonhos, sobre a coragem para vencer os obstáculos e o não desisitir. Ser forte e seguir sempre tendo com alvo "higher".

O sonho americano, para muitos no Brasil é o ter uma casa própria, para os americanos uma mansão ou duas. No Brasil um carro, aqui um pra cada membro da familia. E por aí vai. O colapso do mercado financeiro mudou um pouco a maneira de ver as coisas. Mas o consumismo continua. Para muitos, no entanto, aqui na terra do tio Sam, ou no Brasil, terras tupiniquins, o sonho é simplesmente um: poder alçar vôo.

Hoje em dia a educação, uma boa educação, é fundamental. Aqui nos EUA assim como no Brasil ela tem um preço, e infelizmente, não é barato. Conhecimento, que deveria ser um direito do ser humano, virou mais um bem de consumo. Hoje em dia, é um sonho. Triste, porém certo, hoje em dia mesmo com conhecimento e experiência, você só chega a certos lugares se tiver vários requisitos. O famoso QI brasileiro (quem indique) e o manejo em línguas estrangeiras, além de um diploma em faculdades de nome, de preferência no exterior, abre portas.

No post anterior falei da minha principal frustração aqui. O fato que minha educação e conhecimento não valham muito por ser graduada de uma faculdade pública ou de não ter uma educação ainda maior (como o que seria um Mestrado, Master Degree) ou simplesmente por causa que as empresas grandes obedeçam certas regras internas, que considero simplesmente discriminatórias, ou seja, preconceituosas, não é nada comparado ao que jovens praticamente americanos (já que vivem aqui desde que se conhecem por gente) tem que viver aqui ao sair do colegial. Os sonhos deles são aniquilados simplesmente por culpa de um governo, um sistema, que há anos vem sendo indiferente a um problema que deveria ter sido resolvido já há muito tempo.

Meu sonho, o sonho desses jovens, era e é somente esse: estudar. Eu consegui o meu, outros não conseguirão ou como eu não terão a chance de obter um trabalho que faça mérito ao seu conhecimento e habilidades, simplesmente porque não possuem um pedaço de papel. Acredito que a grande luta por direitos humanos desta década nos EUA é essa: não pode-se falar em dias melhores enquanto continuem existir aberrações como essa, onde filhos de imigrantes, o futuro da nação e do mundo venha a pagar pela culpa de um sistema inútil e mesquinho.

Eu sou apenas estrangeira, imigrante. Meu sonho eu continuo até acalçá-lo, sempre focando mais alto, pois sonhos não existem por acaso. Eles existem para se concretizar. Aqui, no Brasil, no Chile ou onde quer que seja, eu vou vencer. Mas estes jovens... que sonhos eles terão, se não houver uma lei, algo que os proteja? Eu não sei, mas eu só sei que as pessoas deveriam parar para pensar nisso. Tenho certeza absoluta que estes individuos de grande força, coragem, iniciativa e talento retribuirão ao seu país com os braços abertos. Todos tem a ganhar com isso.

No comments:

Post a Comment